• Acompanhe-nos

A festa amiga do ambiente

A festa amiga do ambiente

A festa de são jooa foi um evento "se-lo Verde"

A festa de são João decorreu nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho de 2019 no Largo da Fonte do Sabugal, sendo um dos mais importante evento do concelho do Sabugal. Nesta edição a comissão de festas estabeleceu a sustentabilidade ambiental como uma prioridade tendo por isso implementado diversas alterações ao funcionamento do evento nomeadamente através das medidas candidatadas ao programa e não só, seguindo o Lema de que” Pequenos passos para alcançar grandes mudanças” implementou-se na festa de são João as seguintes medidas:

a) “Iluminar eficiente”, do vetor Energia; medida de substituição do tradicional sistema de iluminação do recinto da festa por um modelo de iluminação composto de lâmpadas LED de forma a reduzir consumos e aumentar a eficiência energética.
b) “promoção e divulgação” do vetor Educação; medida implementada para a divulgação e promoção do esforço de salvaguarda ambiental desenvolvido através deste conjunto de outras medidas. Esta ação tem um caracter essencialmente pedagógico.
c) “mudar para melhorar” do vetor Recursos esta medida consistiu na substituição das típicas bandeirolas de plástico utilizadas nas decoração do recinto e do pinho de são S. João por bandeirolas de papel reutilizado/reciclado.
d) “Digitalizar a festa” do vetor Recursos, esta medida permitiu desmaterializar o merchandisnig de papel que se produzia para a festa de são João para divulgar os muitos patrocinadores que apoiam o evento. Ous seja a implementação de um método de publicidade compatível com a sustentabilidade e poupança de recursos, e para isso optou-se por desmaterializar estas componentes analógicas para formatos digitais igualmente dinâmicos e próximos dos visitantes criando um evento com menor emissões co2. Para o efeito criou-se um diretório de empresas on line onde todas as empresas que apoiaram a festa de são João tiveram o seu espaço. Mas também era tradicional nos dias do evento estar colocada uma grande targa/lona com os patrocinadores no recinto, pelo que também aqui a organização instalou um monitor de grandes dimensões onde passaram os logos dos patrocinadores sem recursos a consumos.

Pelo esforço da organização este festa foi um evento "Sê-lo Verde".
O «Programa Sê-lo Verde 2019» tem em vista incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nem eventos, e nesta edição a mordomia fez um esforço para implementar algumas medidas de sustentabilidade ambiental.